Voltar

Pontos de Interesse

Largo da Seara

O largo da Seara, inserido no itinerário do Caminho de Santiago, seria um importante ponto de apoio a peregrinos, viajantes e mercadores, onde eram prestados serviços vários. Aqui existiriam uma ferraria para bois e cavalos e uma antiga correaria. Seria também neste local onde se pesavam as mercadorias antes de embarcarem para serem transportadas através do rio Lima.

Na atualidade, encontra-se instalado no Largo da Seara um dos polos ao ar livre do ecomuseu de Lanheses, onde se podem observar uma bomba de água de força motriz humana, uma mesa telheira, tradicionalmente utilizada para o fabrico artesanal de telhas de barro, e um exemplar ancestral de um carro de bois. Estes elementos contribuem para que o visitante obtenha uma perspectiva da dimensão produtiva deste território, no que concerne à agricultura tradicional e à indústria cerâmica.

A freguesia de Lanheses, localizada numa área de abundância de barro, foi terra de telheiros e oleiros. O fabrico da telha está documentado desde o início do séc. XVIII. Na segunda metade do século XVIII, grande quantidade de telha saiu da barra de Viana com destino a Lisboa e a outros pontos do País, conferindo credibilidade à tradição oral local que afirma que a telha produzida em Lanheses terá sido utilizada na construção do convento de Mafra, mandado erigir, pelo rei D. João V, na primeira metade desta centúria. Em vários documentos do século XIX esta é considerada como de muito boa qualidade. (Fernandes, I. M., 1997)

A produção de louça preta na freguesia de Lanheses, em Viana do Castelo, iniciou-se a partir da migração de oleiros de Prado (atual concelho de Barcelos), no final do século XVIII, tendo-se estendido até à década de 40 do século XX. (Almeida, C.A.B.; Rodrigues, S., 2001).

No final da I Grande Guerra, ainda existiam na freguesia mais de trinta fornos. No século XX, também se produziu olaria vidrada, desenvolveu-se a industrialização de cerâmica e experimentou-se o fabrico de louça decorativa. A atividade foi decaindo até se extinguir.