Voltar

Pontos de Interesse

Moinho do Petisco

Moinho de vento em alvenaria construído em 1855. Apresenta planta circular, em forma de torre, encimada por cobertura cónica que excede o diâmetro do edifício, formando-se assim um pequeno beiral. Fachadas de dois pisos, rasgados por duas janelas, uma sobre a porta e outra na face oposta. O tejadilho, rotativo para adaptação do velame à direção dos ventos e com cavalete, isto é, alteamento do telhado, é coberto com madeira. A rotação realiza-se por sistema de rabo, a solução mais usual no norte do país.
Possui sistema de velame composto por quatro velas triangulares de pano. A moega, peça em forma de pirâmide invertida onde se coloca o grão para ser moído, apresenta pequenos pormenores decorativos de grande interesse. Segundo Jorge Dias, pode-se incluir na segunda categoria dos moinhos mediterrâneos, de pedra, estabelecidos por Krüger, designado por "sistema intermédio".
Originalmente encontrava-se ereto no local onde hoje se encontra o farol, tendo sido transferido para a atual localização em 1905. Foi alvo de uma intervenção de restauro, recentemente, por iniciativa do seu proprietário, que primou pela manutenção da estrutura original, designadamente ao nível dos mecanismos existentes e da própria arquitetura de toda a estrutura. Conserva o sistema de moagem operacional, possuindo as principais datas de construção ou restauro inscritas.

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público (Decreto nº 735/74, DG, 1.ª série, n.º 297 de 21 dezembro 1974).