Voltar

Pontos de Interesse

Castelo de Portuzelo

Distando cerca de 500 metros do rio Lima e muito próximo da estrada que estabelece a ligação entre Viana do Castelo para Ponte de Lima, encontramos o Castelo de Portuzelo.

Construído em 1853, é um palacete romântico que conjuga elementos neogóticos e neomanuelinos, revelando a tendência para o ecletismo e justaposição de estilos arquitetónicos típica desta época.   Deste conjunto de feição acastelada e planta quadrangular, sobressai a torre central. O pequeno palácio é rodeado por um fosso, com ponte levadiça, e uma passagem abobadada para um pátio fechado, localizado junto à fachada nascente. No centro deste pátio ergue-se um chafariz de pedra trabalhada, vindo do Convento do Carmo, em Viana do Castelo.

O autor do desenho do Castelo de Portuzelo terá sido o seu proprietário de então, António Pereira da Cunha. Narra a história local que este se terá inspirado nos castelos germânicos, na sequência de uma viagem realizada à Áustria e à Alemanha, onde fora assistir ao batizado do primogénito de D. Miguel I.

Não obstante, apesar da possível influência das construções que António Pereira da Cunha viu na Áustria e Alemanha, julgamos que a principal fonte de inspiração do Castelo de Portuzelo seja o Palácio da Pena, em Sintra, em virtude de numerosas similaridades do plano construtivo.

No local onde se implanta o atual castelo, existia uma antiga casa solarenga com torre, que desde o século XIII foi cabeça do couto de Portuzelo. Os primeiros senhores deste solar foram Fernão da Rocha Lobo e sua mulher D. Ana Lobo Barreto, ascendentes dos senhores do Couto. Em finais do século XVII, D. Maria Lobo, sua descendente, renovou o prazo e fez importantes obras na casa, que se manteve na família.

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977.