Voltar

Voluntários Projecto 2019

Estamos a selecionar estudantes na área das ciências naturais para ajudar no projeto de trabalho de campo com garranos de vida livre no distrito de Viana do Castelo, para os meses de maio e junho, 2019.

Duração: 30 a 90 dias nos meses de maio a julho 2019 (a discutir com o candidato) Localidade: Montaria, Viana do Castelo Objetivo: ajudar na recolha de dados para o projeto
O “Wildlife Research Center” (http://www.wrc.kyoto-u.ac.jp/en/) da Universidade de Quioto no Japão, iniciou em 2016 um projeto em Portugal para o estudo dos garranos selvagens na Serra d’Arga, distrito de Viana do Castelo.
O projeto conta com a colaboração da Universidade de Sorbonne em Paris e das Universidades de Coimbra e do Porto, tendo também o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação do Caminho do Garrano.
O principal objetivo desta investigação consiste no estudo do comportamento social espontâneo dos garranos que habitam a Serra d’Arga, focando-se essencialmente no estudo das dinâmicas inter e intra grupais, relações mãe-cria, tomadas de decisão e estratégias anti predatórias.
O projeto pretende utilizar métodos não invasivos para recolha de dados comportamentais, através da observação direta e registo do comportamento, utilização de câmaras de vídeo e drones. Para além disso, serão recolhidas amostras biológicas para análises hormonais, de ADN e parasitas.
O grupo de investigação é constituído por especialistas em cognição e comportamento de primatas e equídeos: Dr. Satoshi Hirata (Universidade de Quioto), Dr. Shinya Yamamoto (Universidade de Quioto), Dra. Monamie Ringhofer (Universidade de Quioto), Dra. Renata Mendonça (Universidade de Quioto e Coimbra), dois estudantes de doutoramento, Sota Inoue (Universidade de Quioto) e Pandora Pinto (Universidade de Quioto) e uma estudante de mestrado, Tamao Maeda (Universidade de Quioto).
Neste momento estamos a recrutar estudantes das áreas de ciências naturais (biologia, veterinária, engenheira zootécnica…), licenciatura ou mestrado, para ajudar no projeto. O trabalho inclui recolha de dados comportamentais (utilizando tablets, câmaras de filmar e drones) e amostras biológicas para realização de análises de ADN, hormonais e parasitas. O projeto cobre todos os custos de estadia, alimentação e transporte.
Os interessados deverão enviar para o email renatadasilva.mendonca@gmail
- CV em inglês
- Carta de motivação (máximo de 300 palavras) em inglês, especificando no início a disponibilidade para participar, de maio a julho (no mínimo 30 dias, máximo 90 dias).
Prazo de candidatura: 30 de abril 2019.
Os estudantes selecionados serão contactados de imediato com as informações necessárias.
Em caso de alguma dúvida, por favor, contactar a Dra. Renata Mendonça através do email renatadasilva.mendonca@gmail.com