Voltar

Pontos de Interesse

Gravuras rupestres de Fornelos

As gravuras rupestres de Fornelos encontram-se gravadas num afloramento granítico localizado na plataforma litoral, na base meridional do promontório de Montedor, na praia localmente conhecida por Fornelos, possuindo três painéis sub-verticais de orientação, respetivamente, sul, este e oeste.

O afloramento gravado é um penedo de granito de grão fino, de duas micas e porfiróide, com fraturas poligonais e fendas irregulares, largas mas pouco profundas. A superfície granítica tem uma coloração avermelhada, descontínua, devido à presença de óxidos de ferros, resultantes da meteorização da biotite. 

Numa análise de conjunto, evidenciam-se motivos serpentiformes, fossetes ou covinhas agrupadas, "ferraduras" e figuras zoomórficas esquemáticas, de onde se destacam os cervídeos. A gravação foi feita por picotagem, seguida de abrasão.

Na parte inferior da frente do painel virado a sul, junto de um pequeno degrau que aí existe, encontram-se gravados diversos cavalos, quase todos orientados de poente para nascente. Alguns estão montados e outros parecem transportar algo sobre o dorso. A forma como foram representados indicia que se encontravam em movimento. No painel voltado a este, surge um zoomorfo que parece um canídeo. No painel virado a oeste gravaram-se cavalos e cavaleiros e um antropomorfo, cujos braços erguidos, indicia um orante.

As insculturas inserem-se no conjunto de gravuras rupestres do Noroeste Peninsular, grupo I, designado de Antigo ou Clássico, seguindo, de um modo geral, as suas principais características de localização e decoração. Pelo tipo de figurações este local corresponderá, provavelmente, ao Bronze Final ou à Idade do Ferro.

Estes painéis gravados constituem um importante sítio pré e proto-histórico, classificado como Imóvel de Interesse Público (Decreto nº 26-A/92, DR, 1.ª série-B, n.º 126 de 01 junho 1992).