Voltar

Pontos de Interesse

Geossítio do Canto Marinho - Monumento Natural Local

As alterações climáticas à escala do tempo geológico, o mesmo será dizer da história da Terra, assim como as variações do nível médio das águas do mar que lhes estão associadas, têm suscitado um interesse crescente por parte dos investigadores, organizações internacionais, meios de comunicação social e sociedade civil.
O Geossítio do Canto Marinho, classificado como Monumento Natural Local desde 2016, constitui uma área de elevado interesse para a compreensão de fenómenos climáticos e oceanográficos globais à escala local, onde geologia e arqueologia se unem para reconstituir o nível do mar em diferentes períodos históricos.
As mais de 700 pias salineiras (Costa et al., 2012) da Idade do Ferro escavadas nos rochedos da praia de Canto Marinho são um relevante indicador da paleolinha de costa no período pré-romano. A localização relativa de muitas destas estruturas que se encontram sujeitas a submersão durante a preia-mar, evidencia que há cerca de 4 a 5 mil anos o nível do mar estaria, provavelmente, cerca de 1 a 2 metros abaixo da posição atual.

De igual modo, as construções tradicionais de apoio à pesca junto à costa, designadas genericamente por pesqueiros, que aproveitam os enrocamentos naturais, nas quais se enquadram as camboas, são também importantes na reconstituição da posição relativa do nível do mar durante o período medieval.

Em termos de interesse mineralógico, destaca-se a ocorrência de paragéneses típicas de metamorfismo de contacto de grau médio, como a granada e a estaurolite, e que são exclusivas desta zona da costa de Viana do Castelo. São indicadores, juntamente com os da tectónica - ocorrência de dobras com planos axiais muito inclinados - da pressão e da importante transferência de calor resultantes da proximidade à intrusão do plutonito de Bouça de Frade (afloramento costeiro principal no Alcantilado de Montedor).

Com interesse residual assinala-se a ocorrência de blocos de granito em bola e que constituem um excelente exemplo de um dos mecanismos de instalação magmática regional, nomeadamente a migração difusa de magma.